O que é moda sustentável?
O padrão de consumo da moda atual, incentiva que os produtos sejam fabricados, consumidos e descartados de maneira muito rápida. E a moda sustentável vem totalmente contra essa corrente. Conhecida como eco fashion, ela envolve práticas menos poluentes e que minimizam o impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva.
É um conceito mais abrangente dentro do movimento de slow fashion, onde se trabalha com a ética diretamente, desde considerações ambientais até direitos trabalhistas e transparência da cadeia da indústria têxtil.
Segundo o site o site Fashion Hedge, existem algumas práticas comumente associadas à moda sustentável segundo, veja quais são elas:
-
Fabricação com fibras orgânicas, algumas vezes certificadas por organizações internacionais como GOTS ou USDA.
-
Fabricação com tecidos mais eco-friendly, como linho ou bambu (que precisam de menos produtos químicos e/ou água para crescer)
-
Corantes de origem natural
-
Uso de tecidos descartados
-
Upcycling de materiais usados
-
Produção com tecidos reciclados
-
Uso de colas menos tóxicas
-
Roupas feitas para terem um longo ciclo de uso
Pra você compreender melhor como a indústria têxtil afeta no meio ambiente, o Moda Lúcida reuniu alguns dados para você ficar ligado sobre os efeitos que essa moda – fast fashion – causa ao nosso planeta, de forma tão agressiva:

